MCA Alumínios extrudados, trefilados e perfís de alumínios

A produção do alumínio

A produção do alumínio

dezembro 8, 2015 O Alumínio 0

Atualmente se fala muito na utilização do alumínio em diversos ramos da industria, mas muitas pessoas não conhecem o método da fabricação desse material que tem beneficiado muito a sociedade.
Pois bem, a produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita que é encontrada próxima a linha do equador e é lavrada a poucos metros abaixo do solo. Em seguida a bauxita é transportada para a usina onde é lavada para a eliminação da argila e britada. A alumina como é conhecida ou óxido de alumínio é extraída da bauxita por meio de refinamento que consiste em um processo de dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal. Essa solução é aquecida e filtrada e a alumina passa por um processo de secagem até se tornar um pó branco.
O próximo processo baseia-se em transformar a alumina no alumínio em si, para isso são utilizada três matérias primas: óxido de alumínio, carbono e eletricidade. Em uma cuba a eletricidade circula entre um de um catodo e anodo. O anodo reage com o oxigênio da alumina formando gás carbônico resultando o alumínio liquido que por fim é fundido através de alguns processos que serão escolhidos a partir do uso que será dado ao alumínio.

About the author

admin:

% Comentários

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário abaixo e nos ajude à melhorar cada vez mais nosso blog :)

Deixe uma resposta