MCA Alumínios extrudados, trefilados e perfís de alumínios

Você sabe do que é feito o alumínio?

Você sabe do que é feito o alumínio?

blog

O alumínio é um elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. De textura leve, e macia, tem uma alta resistente e de aspecto metálico branco. Em sua temperatura ambiente, é solido. Seu revestimento é fino de um óxido, muito aderente e reativo e protege o alumínio de corrosão.

A aquisição do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.

Mineração – A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).

Refinaria – A etapa de refinaria é quando a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à Redução.

Redução – A última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono. Então ocorre a reação de oxirredução.

Por se tratar de um excelente condutor de calor, com alta resistência a corrosão é utilizado para a fabricação de utensílios para a cozinha, como panelas. É usado também na indústria como forma de pó de alumínio para compor tintas. Por ser um ótimo condutor de eletricidade é usado em cabos suspensos. Seu material é importante para múltiplas atividades econômicas como material estrutural  em aviões, barcos, automóveis, tanques, entre outros.

About the author

admin:

% Comentários

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário abaixo e nos ajude à melhorar cada vez mais nosso blog :)

Deixe uma resposta