MCA Alumínios extrudados, trefilados e perfís de alumínios

Espuma de alumínio na carroceria de automóveis

Espuma de alumínio na carroceria de automóveis

novembro 12, 2015 Novidades sobre Alumínio 0

espuma

Pesquisadores estudam a utilização de espuma de alumínio na carroceria de automóveis. Além de mais resistente, o material é mais leve, contribuindo para reduzir o consumo de combustível.

No começo os carros tinham carrocerias feitas com chapas grossas e resistentes à impactos. Acreditava-se que era assim que um carro garantiria a segurança de seus ocupantes (carroceria dura e interior macio). Depois descobriram que ficaríamos mais seguros e inteiros se a carroceria absorvesse os impactos de um acidente e se deformasse.
Com o tempo foi descoberto que as estruturas deformáveis só seriam realmente seguras se sua deformação fosse programada e então voltaram a usar estruturas robustas e ligeiramente mais pesadas. Só que isso refletiu no desempenho e no consumo de combustível e a solução foi construir monoblocos usando tipos diferentes de ligas de aço para obter leveza e resistência ao mesmo tempo.
Agora, os pesquisadores e engenheiros já estão de olho em um tipo de material ainda mais leve e mais resistente — e com várias outras propriedades ideais para a construção de carros: as espumas metálicas. Como seu nome sugere, as espumas metálicas são estruturas porosas de metal sólido —alumínio. Cerca de 85% do seu volume consiste de espaços vazios, o que as torna ultra-leves, porém resistentes devido à rigidez do metal.

As vantagens da futura adoção de espumas metálicas nos automóveis são várias. A primeira delas é que elas são resistentes e leves devido à baixa densidade das ligas de alumínio (cada centímetro cúbico pesa entre 0,4 e 0,9 g). Mas elas também são resistentes ao fogo, não liberam fumaça tóxica, são totalmente recicláveis, têm alta capacidade de absorção de energia e são isolantes acústicos bastante eficientes. Assim, elas podem ser usadas para reforço estrutural (podem aumentar em até 10% a rigidez à torção) ao mesmo tempo que reduzem a transmissão de ruídos para o interior do carro, e ainda podem eliminar possíveis vibrações sem acrescentar muito peso

About the author

admin:

% Comentários

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário abaixo e nos ajude à melhorar cada vez mais nosso blog :)

Deixe uma resposta